As 16 anteriores Tertúlias


  • Imagem Noticia
  • Nome: As 16 anteriores Tertúlias

  • Novidade:

    As Tertúlias Sportclasse tiveram o seu início em 2006 e desde então têm contado com uma crescente adesão de pilotos, mecânicos, organizadores, jornalistas e entusiastas, que têm comparecido em bom número nos dezasseis eventos que se realizaram até ao ao presente.

     Em traços gerais, a ideia original que preside a estes encontros reside na possibilidade de proporcionar aos muitos entusiastas da matéria a possibilidade de conhecer e conversar com quem fez a história do desporto automóvel nacional. Os números confirmam a validade do conceito: dezasseis tertúlias, um circuito da actualidade visitado por duas vezes, três circuitos antigos percorridos, uma rampa e uma etapa do rali de Portugal, cerca de oito centenas de participantes, dezenas de viaturas apresentadas, milhares de bolos e salgados oferecidos, e muitas horas de convívio, boa disposição e partilha de conhecimentos.

     Convém recordar que uma parte deste sucesso deve-se também ao apoio e simpatia dos media especializados, aos quais agradecemos a compreensão e a colaboração desinteressada na divulgação destes encontros. Enquanto se aguarda pelo próximo evento propomos fazer aqui uma pequena resenha das 16 tertúlias efectuadas até ao momento:

    1- Américo Nunes e Evaristo Saraiva.

     A primeira tertúlia realizou-se em Abril de 2006 e foi dedicada à carreira de Américo Nunes, múltiplo campeão nacional de ralis e velocidade. Esteve presente o seu primeiro navegador, Evaristo Saraiva e foi apresentado o velho e glorioso Porsche 911 BG-34-18, decorado a preceito, como se tivesse estado guardado 40 anos numa garagem:

     2- Temporada Angolana de 1974.

    Um tema algo original para o segundo destes encontros, em Julho de 2006. Com a presença de Tino Pereira, Hélder de Sousa e Armando de Lacerda, conversou-se sobre as corridas ultramarinas num ano excepcional em que o nível da competição foi muito elevado, ao mesmo tempo que soçobrava a presença portuguesa em Angola. A propósito foi apresentado o GRD S73, do piloto-colecionador Alberto Velez Grilo, com o qual Mané Nogueira Pinto participou no circuito de Moçâmedes de 1974.

    3- 40º aniversário do Campeonato Nacional de Ralis.

    Uma data importante, condignamente evocada com a presença de alguns dos grandes nomes do passado: Giovanni Salvi, António Borges, Américo Nunes, Evaristo Saraiva e até Manuel Gião, em representação de seu pai. Foram apresentados alguns carros da época, entre os quais o Cooper S de Manuel Gião, generosamente cedido por Fernando Soares, e uma réplica do primeiro Porsche 911 S de Nunes.

     4- Taça 1300, do Campeonato Nacional de Clássicos de Velocidade.

    Podemos considerar como tendo sido uma apresentação do início de época, daquela que então era a mais próspera das categorias do campeonato de clássicos. Para conversar com os presentes, uma participação massiva de pilotos vindos de todo o país, onde se destacaram os nomes de Rui Sanhudo, Nuno Pimenta, António Paquete, Veloso Amaral, Paulo Miguel, Fernando Soares, Paulo Antunes e Fernando Soares. Carros convidados: Datsun 1200, MG Midget, Hillman Imp e Austin Cooper S.

     5- Os amadores no Rali de Portugal.

    Realizada em Março de 2007, esta tertúlia foi das mais animadas e divertidas em termos da conversa que se gerou entre convidados e entusiastas. Os pilotos, que alinharam no rali de Portugal, sem grandes orçamentos e com estruturas de apoio inexistentes ou pouco mais que simbólicas, narraram as mais mirabolantes histórias sobre essas participações. O resultado foi uma extensa conversa, interrompida após mais de 3 horas ininterruptas, não por cansaço, mas por se ter ultrapassado largamente o tempo previsto para o evento. Convidados: Nuno Mateus, Vasco Calisto, Pedro Carrasco, Veloso Amaral, Miguel Barata, Luís Fonseca, Mário Feio e Evaristo Saraiva.

     6- Jornalistas no Desporto Automóvel

    Homenagear os profissionais da informação no desporto automóvel foi a ideia sugerida por Rui Pelejão, director do semanário Autosport, e de imediato aceite pela equipa da Sportclasse. O objectivo era conhecer o outro lado das corridas, o da aventura dos profissionais da comunicação social para narrar as competições aos entusiastas. Bem apoiada pelos média nacionais (por exemplo, a TSF dedicou cerca de ¼ de hora a falar desta Tertúlia) e realizado no mês de Julho de 2007, este evento contou com a presença dos jornalistas Paulo Costa, Rui Pelejão, José Miguel Barros, António Videira, Vasco Callixto, Avelãs Coelho e Ricardo Santos Carvalho, vulgo Pee Wee, que fez aqui a sua derradeira aparição pública, antes de ficar retido pela doença que acabaria por vitimá-lo alguns meses mais tarde.

     7- Memórias do Circuito de Vila do Conde

    A primeira tertúlia fora de portas realizou-se em Setembro de 2007, em Vila do Conde, num belo palco ao ar livre disponibilizado pelo Seca Bar, situado junto ao antigo circuito da cidade do Ave. Concebida e montada com a inestimável colaboração de um grupo de pilotos do norte, esta tertúlia conseguiu reunir cerca de 15 pilotos que tinham corrido em Vila do Conde, 6 carros de competição e… cerca de 250 assistentes. Carlos Gaspar, António Rodrigues, Carlos Rodrigues, Rui Lages, Daniel Vidal, Sena de Vasconcelos, Miguel Correia, Rufino Fontes, Luís Alegria, Fernando Carneiro e Fernando Baptista foram alguns dos nomes presentes, para uma conversa que reavivou a memória do circuito e que deixou uma mensagem de esperança para um futuro ressurgimento do mesmo. Este encontro foi ocasião também para uma homenagem a Carlos Gaspar, com a apresentação mundial e a oferta de uma miniatura de slotcar do seu Lola T292 do Team Bip, com uma base especial e uma placa a evocar os feitos passados.

    8- 1975-1986- os anos de ouro do Campeonato Nacional de Ralis.

     Dos Grupo 4 aos Grupo B era o subtítulo desta tertúlia que reuniu um excelente lote de pilotos para falar da notável evolução dos ralis nacionais desde a revolução de Abril até ao final dos Grupo B. Mário Silva, Jorge Ortigão, António Segurado, Rui Bevilacqua, João Sena e António Borges foram os pilotos e navegadores convidados para a conversa que, mais uma vez, envolveu todos os presentes. Como pano de fundo, estiveram expostos diversos carros de ralis das épocas abordadas: Escort TC, Fiat 124 Abarth, MG Metro 6R4, Renault 5 Maxi, Peugeot 205 Turbo 16, Porsche 911 SC RS e Lancia 037. Em complemento, foi feita a pré-apresentação do livro de Memórias de Vasco Calixto e uma demonstração ao vivo do Memorial Carpinteiro Albino, para carros de slot, com a possibilidade dos convidados ensaiarem a emoção dos troços de rali… à escala 1/32.

     9- Campeonato de Portugal de Clássicos 1300

    Na sequência do sucesso do ano anterior, a época de 2008 do campeonato de clássicos 1300 começou novamente no mês de Janeiro, com uma tertúlia para narrar os acontecimentos do ano anterior e conversar sobre o novo campeonato. Entre os pilotos presentes contavam-se os nomes de Luís Alegria, vindo expressamente do norte, Miguel Ferreira, Paulo Antunes, João Lobo, Paulo Miguel, António Paquete, Fernando Soares e Veloso Amaral. Expostos também alguns dos carros intervenientes no referido campeonato.

    10- Memórias de Monsanto e Montes Claros

    Um esquema de encontro um pouco diferente, para dar a conhecer os antigos circuitos de Montes Claros, Monsanto e ainda a Rampa da Serafina, situados no Parque Florestal de Monsanto. Para tal, cerca de 35 automóveis de colecção reuniram-se no espaço das boxes de Montes Claros, para em seguida percorrerem os trajectos dos referidos cenários do passado do desporto automóvel na região de Lisboa. O final do passeio foi nas instalações da Sportclasse, onde os clássicos participantes parquearam no seu interior, passando a fazer parte da decoração para o habitual lanche oferecido a todos os presentes.

    11- Rali de Portugal em Sintra

    Recordar ou conhecer os míticos troços do antigo Rali de Portugal em Sintra foi o objectivo desta Tertúlia-passeio, feita em Maio de 2008, no fim-de-semana seguinte ao novo Rali de Portugal, que agora se disputa em terras algarvias. Com a concentração prevista no autódromo do Estoril, aconteceu a surpresa do número de presentes… exceder significativamente os que tinham formalizado a inscrição. Desse modo, cerca de seis dezenas de viaturas de colecção e aproximadamente 140 pilotos, navegadores e entusiastas fizeram deste encontro um dos mais notáveis até agora organizados. Curiosamente, a passagem de alguns clássicos desportivos pelos troços da serra rapidamente mobilizou alguns espectadores, tão entusiasmados como surpresos, que nas bermas faziam fotos ou batiam palmas aos participantes. O passeio terminou nas instalações da Servidiesel, em Sintra, onde foi servido um lanche a todos os que concluíram esta evocação do rali de Portugal.

    12 – Circuito de S. Caetano

     Descobrir uma pista há muito desaparecida foi o mote para a 12ª tertúlia, realizada na freguesia de S. Caetano, em Vila Nova de Gaia, onde se encontra miraculosamente preservada a primeira pista de Karts do norte do país, encerrada há cerca de 30 anos. Para nos falar desta pista que também serviu de palco para “slaloms” e até para “super-especiais” de ralis do Campeonato Nacional, reuniram-se alguns nomes do passado, entre os quais Fernando Baptista, Miguel Correia, Alexandre Guimarães e Sena de Vasconcelos. Em paralelo, realizou-se também um encontro de clássicos que no final puderam ensaiar a renascida pista de S. Caetano

    13- Campeonato Nacional de Condutores 1955-1965

     Reunir alguns dos melhores pilotos dos anos 50 e 60 foi a bem sucedida aposta da 13ª Tertúlia Sportclasse. Com efeito, foi possível ver de novo reunidos nomes como António Peixinho, Augusto Palma, Vasco Pinto Basto, Américo Nunes, Evaristo Saraiva, Miguel Barata e, pelo lado das organizações, Carlos Pitta e Américo Santos, do Clube Arte e Sport. Os cerca de 60 entusiastas puderam assistir a um animado diálogo onde se deram a conhecer as mais incríveis histórias, algumas delas apenas vagamente relacionadas com o desporto automóvel, propriamente dito. Um momento raro, onde a boa disposição foi permanente e, acima de tudo, onde todos receberam uma lição de vida, por parte dos convidados, reveladores de uma exemplar jovialidade.

    14- Apresentação do Campeonato de Clássicos de 2009, no Autódromo do Estoril.

    Dar a conhecer os pilotos, os carros e a pista onde se iniciava o campeonato português de clássicos foi a ideia para mais uma Tertúlia Sportclasse que reuniu no “paddock” do Autódromo do Estoril cerca de 200 entusiastas e 100 automóveis clássicos e pré-clássicos. Depois da concentração e de conhecerem os carros que iriam competir no dia seguinte, foi a vez de rodarem no histórico circuito, com um desfile de 4 voltas que representou um baptismo para muitos e uma grande animação para todos. Mais tarde foi a vez de conhecerem os pilotos e de se sortearem três viagens, em ritmo rápido, à boleia de carros de competição, com pilotos consagrados ao volante.

    15- 24 Horas de Le Mans

    Debater as 24 Horas de Le Mans e as provas de endurance em geral, com a presença dos comentadores do Eurosport, jornalistas, pilotos e entusiastas. Uma tertúlia bastante animada, com a presença de muitas caras novas.

    16- Apresentação do Campeonato de Clássicos de 2010, no Autódromo do Estoril

    Em traços gerais, a repetição do evento de 2009, desta vez com cerca de 200 carros presentes, que encheram completamente a pista do Estoril.

Noticias
As 16 anteriores Tertúlias  

As 16 anteriores Tertúlias

As Tertúlias Sportclasse tiveram o seu início em 2006 e desde então tê...
mais...

     
Do Passado ao Futuro  

Do Passado ao Futuro

Clássicos ou modernos, a manutenção de veículos desportivos de elevado desempenho requer a atenção d...
mais...
     

Do Passado ao Futuro

Do Passado ao Futuro Clássicos ou modernos, a manutenção de veículos desportivos de elevado desempenho requer a atenção d...
mais...
Alta Densidade Informática